domingo, 29 de novembro de 2015

Trabalhando em equipe

Hoje muito se fala em trabalho em equipe. Uma das principais características procuradas hoje no mercado é saber trabalhar em equipe. Quem sabe trabalhar dessa forma pode ter mais sucesso na carreira, a começar pelas aprovações nos processos seletivos. Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil, nem todas as pessoas têm a capacidade ou gostam de trabalhar em equipe, muitas são do tipo solitário e preferem fazer seu trabalho individualmente e serem reconhecidas por suas realizações individuais. Muitos profissionais se sentem menos à vontade para expor ideias em um grupo, mesmo que tenham conhecimento aprofundado sobre o tema. E você, sabe a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe? Você sabe trabalhar em equipe? Qual o seu papel na equipe?
Um grupo de trabalho é aquele que interage basicamente para compartilhar e tomar decisões para ajudar cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade. Os grupos de trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, seu desempenho é apenas a somatória das contribuições individuais de seus membros. Não existe uma sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a soma das contribuições individuais.
Já uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais.
Em muitos tipos de trabalho, uma equipe unida pode alcançar resultados muito mais efetivos do que um grupo de indivíduos que trabalhariam sozinhos, já que existe a possibilidade de um ajudar o outro nas dificuldades de cada.
Trabalhar em equipe é trabalhar junto, com um objetivo comum, cada um com suas capacidades, que se complementam, gerando um resultado final satisfatório. O trabalho em equipe envolve o respeito à opinião dos colegas para se chegar a um acordo, já que nem sempre a decisão do grupo, será a opção recomendada por você, mas o profissional maduro e comprometido com o trabalho deve saber ceder e se empenhar para que o projeto aconteça.
O trabalho em equipe incita a criatividade e dá melhores resultados do que o trabalho individual. Embora tenha benefícios, o trabalho em equipe não está livre de algumas dificuldades, especialmente, de relacionamento. Isso porque as pessoas são muito diferentes, e, devido a isso, os conflitos aparecem; muitos não aceitam críticas, não conseguem escutar os outros. Muitas vezes, mal-entendidos, falta de comprometimento, conflitos ou problemas na comunicação podem prejudicar a equipe. A reversão desta situação depende muito dos participantes que formam a equipe e do profissionalismo de cada um.
Um dos principais obstáculos de um bom trabalho em equipe é o receio que algumas pessoas têm de compartilhar trabalhos e conhecimentos com os colegas. Nem todos possuem a capacidade de trocar conhecimento, pois têm medo de que um colega assuma seu lugar. Saber trocar informações, compartilhar, criar alianças e interfaces faz com que os objetivos sejam alcançados com maior facilidade.
Ao participarmos de equipes nossas atitudes, contribuições e funções são diferentes. Mas temos uma tendência a sempre agir e a trabalhar de uma certa forma. Algumas pessoas tendem a ser do tipo coordenador: têm iniciativa, clarificam as metas, coordenam as atividades, estimulam as pessoas, delegam conforme as condições de cada um. Influenciam positivamente as pessoas a contribuírem para os resultados. Mas precisam muitas vezes saber delegar, ouvir a opinião de todos e estarem atentos para não serem centralizadores ou autoritários, devido ao forte impulso para alcançar os objetivos. Outras pessoas tendem a ser do tipo desenvolvedor: são interessados pelas novidades e inovações, exploram oportunidades, tendem a resolver problemas difíceis, estimulam o grupo na busca de novas alternativas. Precisam estar atentos por que tendem a ignorar detalhes e a perderem o entusiasmo inicial. As pessoas que tendem a ser do tipo estruturador demonstram serem cooperativos, diplomáticos, confiáveis e muito disciplinados. Têm facilidade para transformar as ideias em ações práticas, buscando contribuir para que as coisas funcionem bem. Precisam ter cuidado porque podem ser pouco flexíveis e lentos nas reações diante de novas possibilidades, devido à extrema organização. Já as pessoas do tipo que implementam, demonstram serem comprometidos com prazo, meticulosos e perfeccionistas. Costumam ser sensatos, sérios e analisam todas as possibilidades. Tendem a serem excessivamente preocupados e por isso relutam em delegar.
É importante procurar participar ou formar equipes com pessoas que assumam funções diferentes da sua. Em uma Equipe de Alta Performance é preciso ter diferentes pessoas, que desempenhem diferentes funções e se complementem neste e em outros aspectos, tornando o processo e os resultados muito mais ricos e sinérgicos.
Algumas qualidades que podem ajudar no trabalho em equipe:
- Confiança: pessoas que trabalham em equipe devem ser confiáveis, essa característica faz com que os membros da equipe se sintam confortáveis em confidenciar informações e até pedir ajuda para esses indivíduos.
- Comunicação: é importante saber se comunicar bem, deixando todas as suas opiniões e objetivos claros para a equipe e sugerindo melhorias que elas julgam necessárias.
- Saber ouvir: assim como saber se comunicar, é importante saber ouvir o que os outros membros têm a dizer e identificar como suas opiniões podem ser um benefício para o time.
- Atitude: os membros de uma equipe devem estar sempre dispostos a participar das atividades e realizar as tarefas que levarão a equipe ao seu objetivo.
- Flexibilidade: pessoas que sabem trabalhar em equipe são flexíveis e sabem se adaptar os projetos da equipe conforme as suas necessidades.
- Comprometimento: os membros de equipes devem ser comprometidos e estar dispostos a trabalhar até que os objetivos sejam alcançados.
Para ter um bom desempenho como membro de uma equipe, a pessoa precisa ser capaz de se comunicar aberta e honestamente, confrontar diferenças e resolver conflitos, bem como sublimar suas metas pessoais para o bem do grupo. Para muitos, esta é uma tarefa difícil – quando não impossível. Mas vale a pena ser membro de uma equipe e auxiliar no alcance dos objetivos da mesma e, consequentemente, no crescimento da empresa, o que pode gerar também o seu próprio sucesso.
No trabalho em equipe, cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o sucesso da equipe. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em equipe permite trocar conhecimentos e rapidez no cumprimento de metas e objetivos compartilhados. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário