Hoje muito se fala em
trabalho em equipe. Uma das principais características procuradas hoje no
mercado é saber trabalhar em equipe. Quem sabe trabalhar dessa forma pode ter
mais sucesso na carreira, a começar pelas aprovações nos processos seletivos. Mas
essa nem sempre é uma tarefa fácil, nem todas as pessoas têm a capacidade ou
gostam de trabalhar em equipe, muitas são do tipo solitário e preferem fazer
seu trabalho individualmente e serem reconhecidas por suas realizações
individuais. Muitos profissionais se sentem menos à vontade para expor ideias
em um grupo, mesmo que tenham conhecimento aprofundado sobre o tema. E você, sabe
a diferença entre trabalho em grupo e trabalho em equipe? Você sabe trabalhar em equipe?
Qual o seu papel na equipe?
Um grupo de trabalho é
aquele que interage basicamente para compartilhar e tomar decisões para ajudar
cada membro em seu desempenho na sua área de responsabilidade. Os grupos de
trabalho não têm necessidade nem oportunidade de se engajar em um trabalho
coletivo que requeira esforço conjunto. Assim, seu desempenho é apenas a
somatória das contribuições individuais de seus membros. Não existe uma
sinergia positiva que possa criar um nível geral de desempenho maior do que a
soma das contribuições individuais.
Já uma equipe de trabalho
gera uma sinergia positiva por meio do esforço coordenado. Os esforços
individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas
contribuições individuais.
Em muitos tipos de
trabalho, uma equipe unida pode alcançar resultados muito mais efetivos do que
um grupo de indivíduos que trabalhariam sozinhos, já que existe a possibilidade
de um ajudar o outro nas dificuldades de cada.
Trabalhar em equipe é
trabalhar junto, com um objetivo comum, cada um com suas capacidades, que se
complementam, gerando um resultado final satisfatório. O trabalho em equipe
envolve o respeito à opinião dos colegas para se chegar a um acordo, já que nem
sempre a decisão do grupo, será a opção recomendada por você, mas o
profissional maduro e comprometido com o trabalho deve saber ceder e se
empenhar para que o projeto aconteça.
O trabalho em equipe
incita a criatividade e dá melhores resultados do que o trabalho individual.
Embora tenha benefícios, o trabalho em equipe não está livre de algumas
dificuldades, especialmente, de relacionamento. Isso porque as pessoas são
muito diferentes, e, devido a isso, os conflitos aparecem; muitos não aceitam
críticas, não conseguem escutar os outros. Muitas vezes, mal-entendidos, falta
de comprometimento, conflitos ou problemas na comunicação podem prejudicar a
equipe. A reversão desta situação depende muito dos participantes que formam a
equipe e do profissionalismo de cada um.
Um dos principais
obstáculos de um bom trabalho em equipe é o receio que algumas pessoas têm de
compartilhar trabalhos e conhecimentos com os colegas. Nem todos possuem a
capacidade de trocar conhecimento, pois têm medo de que um colega assuma seu
lugar. Saber trocar informações, compartilhar, criar alianças e interfaces faz
com que os objetivos sejam alcançados com maior facilidade.
Ao participarmos de
equipes nossas atitudes, contribuições e funções são diferentes. Mas temos uma
tendência a sempre agir e a trabalhar de uma certa forma. Algumas pessoas
tendem a ser do tipo coordenador: têm iniciativa, clarificam as metas, coordenam
as atividades, estimulam as pessoas, delegam conforme as condições de cada um.
Influenciam positivamente as pessoas a contribuírem para os resultados. Mas
precisam muitas vezes saber delegar, ouvir a opinião de todos e estarem atentos para não serem centralizadores ou autoritários, devido ao forte impulso
para alcançar os objetivos. Outras pessoas tendem a ser do tipo desenvolvedor: são
interessados pelas novidades e inovações, exploram oportunidades, tendem a
resolver problemas difíceis, estimulam o grupo na busca de novas alternativas. Precisam
estar atentos por que tendem a ignorar detalhes e a perderem o entusiasmo
inicial. As pessoas que tendem a ser do tipo estruturador demonstram serem
cooperativos, diplomáticos, confiáveis e muito disciplinados. Têm facilidade
para transformar as ideias em ações práticas, buscando contribuir para que as
coisas funcionem bem. Precisam ter cuidado porque podem ser pouco flexíveis e
lentos nas reações diante de novas possibilidades, devido à extrema
organização. Já as pessoas do tipo que implementam, demonstram serem comprometidos
com prazo, meticulosos e perfeccionistas. Costumam ser sensatos, sérios e analisam
todas as possibilidades. Tendem a serem excessivamente preocupados e por isso
relutam em delegar.
É importante procurar
participar ou formar equipes com pessoas que assumam funções diferentes da sua.
Em uma Equipe de Alta Performance é preciso ter diferentes pessoas, que
desempenhem diferentes funções e se complementem neste e em outros aspectos,
tornando o processo e os resultados muito mais ricos e sinérgicos.
Algumas qualidades que podem
ajudar no trabalho em equipe:
- Confiança: pessoas que
trabalham em equipe devem ser confiáveis, essa característica faz com que os
membros da equipe se sintam confortáveis em confidenciar informações e até
pedir ajuda para esses indivíduos.
- Comunicação: é
importante saber se comunicar bem, deixando todas as suas opiniões e objetivos
claros para a equipe e sugerindo melhorias que elas julgam necessárias.
- Saber ouvir: assim como
saber se comunicar, é importante saber ouvir o que os outros membros têm a
dizer e identificar como suas opiniões podem ser um benefício para o time.
- Atitude: os membros de
uma equipe devem estar sempre dispostos a participar das atividades e realizar
as tarefas que levarão a equipe ao seu objetivo.
- Flexibilidade: pessoas
que sabem trabalhar em equipe são flexíveis e sabem se adaptar os projetos da
equipe conforme as suas necessidades.
- Comprometimento: os
membros de equipes devem ser comprometidos e estar dispostos a trabalhar até
que os objetivos sejam alcançados.
Para ter um bom
desempenho como membro de uma equipe, a pessoa precisa ser capaz de se
comunicar aberta e honestamente, confrontar diferenças e resolver conflitos,
bem como sublimar suas metas pessoais para o bem do grupo. Para muitos, esta é
uma tarefa difícil – quando não impossível. Mas vale a pena ser membro de uma
equipe e auxiliar no alcance dos objetivos da mesma e, consequentemente, no crescimento
da empresa, o que pode gerar também o seu próprio sucesso.
No trabalho em equipe,
cada um sabe o que os outros estão fazendo e reconhecem sua importância para o
sucesso da equipe. Os objetivos são comuns e as metas coletivas são
desenvolvidas para ir além daquilo que foi pré-determinado. O trabalho em
equipe permite trocar conhecimentos e rapidez no cumprimento de metas e
objetivos compartilhados.
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