A categoria final
relacionada à eficácia das equipes refere-se às variáveis de processo. Isto
inclui o comprometimento dos membros com um propósito comum, o estabelecimento
de metas específicas para a equipe, a eficácia da equipe, um nível controlado
de conflitos e a redução da “folga” social.
Propósito comum
As equipes eficazes têm
um propósito comum e significativo, que oferece direção, o momentum e
comprometimento a seus membros. Este propósito é uma visão. É mais amplo do que
os objetivos específicos.
Os membros das equipes
bem sucedidas dedicam bastante esforço e tempo para discutir, moldar e
concordar acerca de um propósito que lhes pertença, tanto em termos individuais
para cada um de seus membros como coletivamente. Esse propósito comum, quando
aceito pela equipe, oferece direção e orientação sob toda e qualquer condição.
Metas específicas
As equipes bem sucedidas
traduzem seu propósito comum em metas de desempenho específicas, mensuráveis e
realistas. Metas específicas ajudam a tornar a comunicação mais clara. Ajudam
também a equipe a manter seu foco sobre a obtenção de resultados. As metas das
equipes também devem ser desafiadoras. Metas difíceis elevam o desempenho da
equipe nos critérios para os quais foram estabelecidas.
Eficácia da equipe
As equipes eficazes têm
confiança nelas mesmas, acreditam que alcançarão o sucesso. Elas aumentam sua
convicção sobre seus sucessos futuros, o que motiva as equipes a trabalhar mais
arduamente.
Os pequenos sucessos
constroem a confiança da equipe, à medida que ela aumenta seu histórico de
conquistas, também aumenta a convicção coletiva de que os futuros esforços
levarão ao sucesso. Os executivos também podem oferecer treinamentos para
aperfeiçoar as habilidades técnicas e interpessoais dos membros de suas equipes.
Quanto melhores essas habilidades, mais a equipe tem condições de desenvolver
sua confiança e sua capacidade de contar com esta confiança para a obtenção de resultados.
Níveis de conflito
O conflito dentro de uma
equipe não é necessariamente uma coisa negativa. As equipes imunes ao conflito tendem
a ser tornarem apáticas e estagnadas, portanto, os conflitos podem melhorar a
eficácia das equipes.
Os conflitos de
relacionamento quase sempre são disfuncionais. Já o conflito de tarefa estimula
a discussão, promove a avaliação crítica de problemas e opções e pode conduzir
a melhores decisões da equipe. Desta forma, as equipes eficazes são
caracterizadas por um nível adequado de conflitos.
“Folga” social
As pessoas podem se
esconder dentro de um grupo. Já que as contribuições individuais não podem ser
identificadas, muitos podem se entregar à “folga” social e se aproveitar do
esforço do grupo. As equipes eficazes não correm este risco porque seus membros
se mantêm responsáveis, tanto no nível individual como no grupo.
Equipes bem sucedidas
fazem com que seus membros sejam responsáveis, individual e conjuntamente,
pelos propósitos, metas e abordagem da equipe. Estas equipes deixam claro quais
são as responsabilidades individuais e quais são aquelas do grupo como um todo.
No artigo “O papel da
Liderança na Eficácia de Equipes de Trabalho”, Luciane Wolff, Patricia Martins
Fagundes Cabral e Paulo Renato Martins Ribeiro da Silva Lourenço discutem a contribuição
do papel da liderança para a eficácia das equipes de trabalho na fase inicial
de um projeto de desenvolvimento de software. Veja o trabalho completo no link
abaixo:
Fonte:
ROBBINS, STEPHEN P.
Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
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