quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Fatores relacionados à eficácia das equipes – Processo

A categoria final relacionada à eficácia das equipes refere-se às variáveis de processo. Isto inclui o comprometimento dos membros com um propósito comum, o estabelecimento de metas específicas para a equipe, a eficácia da equipe, um nível controlado de conflitos e a redução da “folga” social.
Propósito comum
As equipes eficazes têm um propósito comum e significativo, que oferece direção, o momentum e comprometimento a seus membros. Este propósito é uma visão. É mais amplo do que os objetivos específicos.
Os membros das equipes bem sucedidas dedicam bastante esforço e tempo para discutir, moldar e concordar acerca de um propósito que lhes pertença, tanto em termos individuais para cada um de seus membros como coletivamente. Esse propósito comum, quando aceito pela equipe, oferece direção e orientação sob toda e qualquer condição.
Metas específicas
As equipes bem sucedidas traduzem seu propósito comum em metas de desempenho específicas, mensuráveis e realistas. Metas específicas ajudam a tornar a comunicação mais clara. Ajudam também a equipe a manter seu foco sobre a obtenção de resultados. As metas das equipes também devem ser desafiadoras. Metas difíceis elevam o desempenho da equipe nos critérios para os quais foram estabelecidas.
Eficácia da equipe
As equipes eficazes têm confiança nelas mesmas, acreditam que alcançarão o sucesso. Elas aumentam sua convicção sobre seus sucessos futuros, o que motiva as equipes a trabalhar mais arduamente.
Os pequenos sucessos constroem a confiança da equipe, à medida que ela aumenta seu histórico de conquistas, também aumenta a convicção coletiva de que os futuros esforços levarão ao sucesso. Os executivos também podem oferecer treinamentos para aperfeiçoar as habilidades técnicas e interpessoais dos membros de suas equipes. Quanto melhores essas habilidades, mais a equipe tem condições de desenvolver sua confiança e sua capacidade de contar com esta confiança para a obtenção de resultados.
Níveis de conflito
O conflito dentro de uma equipe não é necessariamente uma coisa negativa. As equipes imunes ao conflito tendem a ser tornarem apáticas e estagnadas, portanto, os conflitos podem melhorar a eficácia das equipes.
Os conflitos de relacionamento quase sempre são disfuncionais. Já o conflito de tarefa estimula a discussão, promove a avaliação crítica de problemas e opções e pode conduzir a melhores decisões da equipe. Desta forma, as equipes eficazes são caracterizadas por um nível adequado de conflitos.
“Folga” social
As pessoas podem se esconder dentro de um grupo. Já que as contribuições individuais não podem ser identificadas, muitos podem se entregar à “folga” social e se aproveitar do esforço do grupo. As equipes eficazes não correm este risco porque seus membros se mantêm responsáveis, tanto no nível individual como no grupo.
Equipes bem sucedidas fazem com que seus membros sejam responsáveis, individual e conjuntamente, pelos propósitos, metas e abordagem da equipe. Estas equipes deixam claro quais são as responsabilidades individuais e quais são aquelas do grupo como um todo.

No artigo “O papel da Liderança na Eficácia de Equipes de Trabalho”, Luciane Wolff, Patricia Martins Fagundes Cabral e Paulo Renato Martins Ribeiro da Silva Lourenço discutem a contribuição do papel da liderança para a eficácia das equipes de trabalho na fase inicial de um projeto de desenvolvimento de software. Veja o trabalho completo no link abaixo:

Fonte:
ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.


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