A essência da gestão da
qualidade é a melhoria dos processos, e o envolvimento dos funcionários é a
principal engrenagem para que isso aconteça.
A gestão da qualidade requer que os executivos estimulem os funcionários
a compartilhar ideias e a usar na prática suas sugestões. Como os processos e técnicas de gestão da
qualidade exigem altos níveis de comunicação e contato, resposta e adaptação, e
coordenação e continuidade; eles demandam o tipo de ambiente encontrado dentro
das boas equipes de trabalho.
As equipes proporcionam o
veículo natural para o compartilhamento de ideias e a implementação de
melhorias. Os exemplos da Ford Motors e da Amana Refrigeration ilustram como as
equipes são utilizadas nos programas de Gestão da Qualidade:
Ford
Ao projetar suas equipes
de solução de problemas de qualidade, os dirigentes da Ford identificaram cinco
metas. As equipes deveriam ser suficientemente pequenas para serem eficientes e
eficazes; ser adequadamente treinadas nas habilidades que seus membros iriam
necessitar; ter tempo suficiente para tratar dos problemas focados; ter
autoridade para solucionar os problemas e implementar as ações corretivas
adequadas; e ter cada qual um “campeão” designado, cuja função seria ajudar a
equipe a superar as dificuldades que surgissem.
Amana
Forças-tarefa
multifuncionais, formadas por pessoas de diferentes níveis da empresa, são
utilizadas para tratar dos problemas de qualidade que atravessam os limites
departamentais. Cada uma destas equipes tem uma única área de responsabilidade
para a solução de problemas. Por exemplo, uma trata dos produtos da fábrica,
outra lida com questões que surgem fora da área de produção e uma outra cuida
especificamente dos problemas com os fornecedores. A Amana declara que a utilização
dessas equipes melhorou a comunicação horizontal e vertical na empresa e
reduziu substancialmente o número de unidades que não atendem às especificações
da organização, como também os problemas de serviço no campo.
O artigo “Trabalho em equipe: a base
da qualidade nas organizações”, de Maria Quitéria L. de Sousa, Ana Célia C. F.
Campos e Rubens E. B. Ramos, fala sobre o trabalho em equipe como propulsor do
processo da melhoria da qualidade nas organizações. Os autores também destacam
o comprometimento pessoal de todos os membros das equipes e a consciência
destes a respeito do autocrescimento e do desenvolvimento organizacional. Veja
o trabalho completo no link abaixo:
Fonte:
ROBBINS, STEPHEN P.
Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
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