domingo, 15 de novembro de 2015

As equipes e a gestão da qualidade

A essência da gestão da qualidade é a melhoria dos processos, e o envolvimento dos funcionários é a principal engrenagem para que isso aconteça.  A gestão da qualidade requer que os executivos estimulem os funcionários a compartilhar ideias e a usar na prática suas sugestões.  Como os processos e técnicas de gestão da qualidade exigem altos níveis de comunicação e contato, resposta e adaptação, e coordenação e continuidade; eles demandam o tipo de ambiente encontrado dentro das boas equipes de trabalho.
As equipes proporcionam o veículo natural para o compartilhamento de ideias e a implementação de melhorias. Os exemplos da Ford Motors e da Amana Refrigeration ilustram como as equipes são utilizadas nos programas de Gestão da Qualidade:
Ford
Ao projetar suas equipes de solução de problemas de qualidade, os dirigentes da Ford identificaram cinco metas. As equipes deveriam ser suficientemente pequenas para serem eficientes e eficazes; ser adequadamente treinadas nas habilidades que seus membros iriam necessitar; ter tempo suficiente para tratar dos problemas focados; ter autoridade para solucionar os problemas e implementar as ações corretivas adequadas; e ter cada qual um “campeão” designado, cuja função seria ajudar a equipe a superar as dificuldades que surgissem.
Amana
Forças-tarefa multifuncionais, formadas por pessoas de diferentes níveis da empresa, são utilizadas para tratar dos problemas de qualidade que atravessam os limites departamentais. Cada uma destas equipes tem uma única área de responsabilidade para a solução de problemas. Por exemplo, uma trata dos produtos da fábrica, outra lida com questões que surgem fora da área de produção e uma outra cuida especificamente dos problemas com os fornecedores. A Amana declara que a utilização dessas equipes melhorou a comunicação horizontal e vertical na empresa e reduziu substancialmente o número de unidades que não atendem às especificações da organização, como também os problemas de serviço no campo.


O artigo “Trabalho em equipe: a base da qualidade nas organizações”, de Maria Quitéria L. de Sousa, Ana Célia C. F. Campos e Rubens E. B. Ramos, fala sobre o trabalho em equipe como propulsor do processo da melhoria da qualidade nas organizações. Os autores também destacam o comprometimento pessoal de todos os membros das equipes e a consciência destes a respeito do autocrescimento e do desenvolvimento organizacional. Veja o trabalho completo no link abaixo:

Fonte:

ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

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