As equipes podem realizar
uma grande variedade de coisas: fazer produtos, prestar serviços, negociar
acordos, coordenar projetos, oferecer aconselhamento ou tomar decisões.
De acordo com Robbins, as
formas mais comuns de equipes encontradas nas organizações são:
Equipes de soluções de problemas
Neste tipo de equipe, os
membros trocam ideias ou oferecem sugestões sobre os processos e métodos de
trabalho que podem ser melhorados. Raramente, entretanto, estas equipes têm
autoridade para implementar unilateralmente suas sugestões.
Equipes de trabalho autogerenciadas
São grupos de
funcionários que realizam trabalhos muito relacionados ou interdependentes e
assumem muitas responsabilidades que antes eram de seus antigos supervisores.
Normalmente, isso inclui o planejamento e o cronograma de trabalho, a delegação
de tarefas aos membros, o controle coletivo sobre o ritmo do trabalho, a tomada
de decisões operacionais e a implementação de ações para solucionar os
problemas. As equipes de trabalho totalmente autogerenciadas até escolhem seus
membros e avaliam o desempenho uns dos outros. Consequentemente, as posições de
supervisão perdem a sua importância ou são eliminadas.
Equipes multifuncionais
São equipes formadas por
funcionários do mesmo nível hierárquico, mas de diferentes setores da empresa
que se juntam para cumprir uma tarefa. As equipes multifuncionais representam
uma forma eficaz de permitir que pessoas de diferentes áreas de uma empresa
possam trocar informações, desenvolver novas ideias e solucionar problemas, bem
como coordenar projetos complexos. Evidentemente, não é fácil administrar essas
equipes. Seus primeiros estágios de desenvolvimento, enquanto as pessoas
aprendem a lidar com a diversidade e a complexidade, costumam ser muito
trabalhosos e demorados. Demora algum tempo até que se desenvolva a confiança e
espírito de equipe, especialmente entre pessoas com diferentes históricos,
experiências e perspectivas.
Equipes virtuais
Usam a tecnologia da
informática para reunir seus membros, fisicamente dispersos, e permitir que
eles atinjam um objetivo comum. Elas permitem que as pessoas colaborem on-line
– utilizando meios de comunicação como redes internas e externas,
videoconferência ou correio eletrônico – quando estão separadas apenas por uma
parede ou em outro continente.
Especialmente quando os
membros não se conhecem pessoalmente, as equipes virtuais tendem a se voltar
mais para a tarefa e menos para a troca de informações sociais e emocionais. Os
membros dessas equipes demonstram menor satisfação com o processo de interação
do grupo do que os participantes de equipes que trabalham face a face.
No artigo “Abordagem de
Equipes em um Sistema Produtivo”, Leonardo Alexandre Rezende e Maikon Almeida
Macedo, abordam os tipos de equipes com suas características e analisam dois
estudos de caso de organização de equipes em empresas reais. Veja o artigo no
link abaixo:
Fontes:
ROBBINS, STEPHEN P.
Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
muito bom seu blog gostei muito obrigada por compartilha essas informações tão importante com a gente
ResponderExcluirAdorei a forma que vc delatou
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