Todos os grupos
estabelecem padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por
todos os membros do grupo, ou seja, normas. Elas dizem aos membros o que eles
devem ou não fazer em determinadas circunstâncias e o que se espera que a
pessoa faça em certas situações.
As normas são
padrões ou ideias comuns que orientam o comportamento dos membros de um grupo.
Em alguns casos as normas são formalizadas e em outros casos não são regras
escritas, mas que os grupos aceitam e passam a agir de acordo com este padrão.
É comum esperar que os membros de um grupo ajam no sentido de corrigir qualquer
desvio ou comportamento não condizente com as normas estabelecidas.
Quando aceitas e
acordadas pelos membros do grupo, as normas agem como meios de influenciar o
comportamento dos indivíduos com um mínimo de controle externo, elas são
diferentes para cada grupo, comunidade ou sociedade, mas todos as têm.
As normas de um
grupo de trabalho são únicas. Mesmo assim, de acordo com Robbins, existem
algumas classes comuns de normas que aparecem na maioria dos grupos:
Normas de
desempenho: é, provavelmente, a classe mais comum. Os grupos no trabalho
normalmente fornecem a seus membros orientações explícitas sobre quanto empenho
deve ser colocado no trabalho, como as tarefas devem ser executadas, o nível de
resultados esperado, o nível adequado de atrasos e assim por diante. Essas
normas são extremamente poderosas na influência que exercem sobre o desempenho
individual do funcionário — elas são capazes de alterar significativamente a
previsão sobre um desempenho feita antes com base apenas na habilidade e no
nível de motivação do funcionário.
Normas de
aparência: elas incluem aspectos como a forma correta de se vestir, a lealdade
ao grupo de trabalho ou à organização, quando se mostrar ocupado e quando é
aceitável tirar uma folga. Algumas organizações possuem regras formais para o
vestuário. Contudo, mesmo quando não há regras formais, as normas geralmente
ditam as roupas que devem ou não ser usadas para trabalhar. Da mesma forma,
aparentar lealdade é importante, especialmente entre os funcionários altamente
qualificados e os dos escalões superiores. Desta forma, frequentemente é
considerado inapropriado procurar abertamente por outro emprego.
Normas de
organização social: elas se originam nos grupos informais e regulam as
interações sociais dentro do grupo. Com quem os membros costumam almoçar, suas
amizades dentro e fora do trabalho, os jogos sociais — tudo isso é influenciado
por essas normas.
Normas de
alocação de recursos: essas normas podem se originar no grupo ou na organização
e se referem a aspectos como remuneração, designação de tarefas difíceis e
alocação de novas ferramentas e equipamentos.
Fontes:
ROBBINS, STEPHEN
P. Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2005.
No vídeo abaixo
podemos notar a importância dada às normas de aparência no ambiente
de trabalho.
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