quarta-feira, 23 de setembro de 2015

As normas nos grupos

Todos os grupos estabelecem padrões aceitáveis de comportamento que são compartilhados por todos os membros do grupo, ou seja, normas. Elas dizem aos membros o que eles devem ou não fazer em determinadas circunstâncias e o que se espera que a pessoa faça em certas situações.
As normas são padrões ou ideias comuns que orientam o comportamento dos membros de um grupo. Em alguns casos as normas são formalizadas e em outros casos não são regras escritas, mas que os grupos aceitam e passam a agir de acordo com este padrão. É comum esperar que os membros de um grupo ajam no sentido de corrigir qualquer desvio ou comportamento não condizente com as normas estabelecidas.
Quando aceitas e acordadas pelos membros do grupo, as normas agem como meios de influenciar o comportamento dos indivíduos com um mínimo de controle externo, elas são diferentes para cada grupo, comunidade ou sociedade, mas todos as têm.
As normas de um grupo de trabalho são únicas. Mesmo assim, de acordo com Robbins, existem algumas classes comuns de normas que aparecem na maioria dos grupos:
Normas de desempenho: é, provavelmente, a classe mais comum. Os grupos no trabalho normalmente fornecem a seus membros orientações explícitas sobre quanto empenho deve ser colocado no trabalho, como as tarefas devem ser executadas, o nível de resultados esperado, o nível adequado de atrasos e assim por diante. Essas normas são extremamente poderosas na influência que exercem sobre o desempenho individual do funcionário — elas são capazes de alterar significativamente a previsão sobre um desempenho feita antes com base apenas na habilidade e no nível de motivação do funcionário.
Normas de aparência: elas incluem aspectos como a forma correta de se vestir, a lealdade ao grupo de trabalho ou à organização, quando se mostrar ocupado e quando é aceitável tirar uma folga. Algumas organizações possuem regras formais para o vestuário. Contudo, mesmo quando não há regras formais, as normas geralmente ditam as roupas que devem ou não ser usadas para trabalhar. Da mesma forma, aparentar lealdade é importante, especialmente entre os funcionários altamente qualificados e os dos escalões superiores. Desta forma, frequentemente é considerado inapropriado procurar abertamente por outro emprego.
Normas de organização social: elas se originam nos grupos informais e regulam as interações sociais dentro do grupo. Com quem os membros costumam almoçar, suas amizades dentro e fora do trabalho, os jogos sociais — tudo isso é influenciado por essas normas.
Normas de alocação de recursos: essas normas podem se originar no grupo ou na organização e se referem a aspectos como remuneração, designação de tarefas difíceis e alocação de novas ferramentas e equipamentos.
Fontes:
ROBBINS, STEPHEN P. Comportamento organizacional. 11. Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

No vídeo abaixo podemos notar a importância dada às normas de aparência no ambiente de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário